Matéria extraída da Agência Brasil
Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado esta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.
Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.
A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.
Para visualizar o ranking das escolas no ENEM, clique aqui.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Links do filme "Barra/68"
Olá, amigos.
A fim de auxiliá-los na execução da atividade 3, envio dois links de acesso ao filme Barra/68.
http://www.bestdocs.com.br/2009/06/barra-68-sem-perder-a-ternura.html
http://acervonacional.blogspot.com/2010/01/barra-68-sem-perder-ternura.html (programa necessário para assistir o filme).
Sobre a atividade, a professora Dione recomenda:
"Lembro que a crônica (Atividade 3) será feita a partir de sua reação de hoje (2010) a partir da experiência relatada no filme (1968). O elo comum é que você está na UnB hoje, no mesmo campus universitário. Não está sendo solicitado que você se projete como estando no momento passado, como se estivesse lá".
Um abraço.
A fim de auxiliá-los na execução da atividade 3, envio dois links de acesso ao filme Barra/68.
http://www.bestdocs.com.br/2009/06/barra-68-sem-perder-a-ternura.html
http://acervonacional.blogspot.com/2010/01/barra-68-sem-perder-ternura.html (programa necessário para assistir o filme).
Sobre a atividade, a professora Dione recomenda:
"Lembro que a crônica (Atividade 3) será feita a partir de sua reação de hoje (2010) a partir da experiência relatada no filme (1968). O elo comum é que você está na UnB hoje, no mesmo campus universitário. Não está sendo solicitado que você se projete como estando no momento passado, como se estivesse lá".
Um abraço.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Upload de cronograma
Olá, amigos.
Vocês podem ter acesso ao cronograma virtual da disciplina através do seguinte link.
http://www.4shared.com/document/iRtjPLDv/COMUNIV_2010_1.html
Um abraço e mãos à obra.
Vocês podem ter acesso ao cronograma virtual da disciplina através do seguinte link.
http://www.4shared.com/document/iRtjPLDv/COMUNIV_2010_1.html
Um abraço e mãos à obra.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Barra/68
Caros alunos,
Na próxima aula (amanhã), 09/07, iremos assistir ao filme Barra/68, de Vladimir de Carvalho, em ambas as turmas.
Local: Auditório da FAC UnB (ICC Norte,subsolo FAC)
_________________________________________________
Algumas palavras sobre Barra/68
Por Iasminny Thábata
Monitora Comunicação e Universidade
A Universidade de Brasília, surgida em meio à turbulenta década de 60, trouxe consigo uma inovadora imagem de si mesma. Seu visionário – Darcy Ribeiro – queria para ela nada menos que autonomia e abertura para as diferenças, uma organização não governamental, livre política e economicamente.
Nada menos que o exemplo vivo de uma democracia também viva, necessária para o Brasil, mas ausente durante o fatídico período da Ditadura Militar; e que não possuiria espaço de punição ou premiação para o nascimento de novas e necessárias ideias.
Tal democracia foi brutalmente interrompida com o período ditatorial, que dentre tantas outras ações contrárias à dignidade do homem, engessou o caminho inovador da criação de Darcy, marginalizou a responsabilidade de sua autoconstrução e mudou, de fato, os rumos que a Universidade tomaria.
Há quem indague a real criação do projeto de Darcy Ribeiro ou a existência da alma UnBersitária e duvide, desde o princípio, que houvesse uma ideologia em seus muros. Este, porém, é apenas um dos argumentos daqueles, desejosos burocratas, que tentaram sufocar a luta estudantil da universidade.
Neste contexto, Vladimir Carvalho documentou em seu filme, Barra/68, Sem Perder a Ternura (2000), a entrada das tropas militares e do exército no Campus da UnB no ano de 1968.
O filme, produzido por Folkino e dirigido por Manfredo Caldas, retrata com sensibilidade as memórias por vezes sangrentas e dolorosas desses trágicos dias que servem, ainda hoje, de fomento àqueles que se inspiram na luta e ideologia de Honestino Guimarães na luta por um Brasil mais justo.
As repetidas agressões sofridas pela UnB, desde o golpe militar de 64 até os acontecimentos de 1968, quando cerca de 500 estudantes foram detidos na quadra de basquete universitária, e a ação e depoimento de personagens atuantes à época são, também, documentados no filme de Vladimir Carvalho.
As ações que se seguiram à invasão militar, entrecruzaram caminhos de estudantes, professores, familiares, políticos e militares que, muitas vezes, nem sequer possuíam o conhecimento da profundidade de tal acontecimento e que acabaram por escrever, assim, as páginas da época militar, não mascarada, na Universidade de Brasília.
Barra/68 recebeu os prêmios de Melhor Filme Brasiliense, Câmara Legislativa, Centro de Pesquisadores (CPCB) no Festival de Brasília, 33, 2000, Brasília – DF; e de Prêmio Especial do Júri no Cine Ceará, 11, 2001, Fortaleza - CE.
“Eles acreditavam que fôssemos perigosos. Gosto de pensar que éramos mesmo” (Darcy Ribeiro, 1995, em seu discurso de posse de Doutor Honoris Causa da UnB)
Leia também:
http://e-groups.unb.br/ics/sol/itinerancias/grupo/barbara/unb.pdf
http://www.mnemocine.com.br/aruanda/vcarvalho3.htm
http://www.cinemateca.gov.br/cgibin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=022855&format=detailed.pft#1
Na próxima aula (amanhã), 09/07, iremos assistir ao filme Barra/68, de Vladimir de Carvalho, em ambas as turmas.
Local: Auditório da FAC UnB (ICC Norte,subsolo FAC)
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Algumas palavras sobre Barra/68
Por Iasminny Thábata
Monitora Comunicação e Universidade
A Universidade de Brasília, surgida em meio à turbulenta década de 60, trouxe consigo uma inovadora imagem de si mesma. Seu visionário – Darcy Ribeiro – queria para ela nada menos que autonomia e abertura para as diferenças, uma organização não governamental, livre política e economicamente.
Nada menos que o exemplo vivo de uma democracia também viva, necessária para o Brasil, mas ausente durante o fatídico período da Ditadura Militar; e que não possuiria espaço de punição ou premiação para o nascimento de novas e necessárias ideias.
Tal democracia foi brutalmente interrompida com o período ditatorial, que dentre tantas outras ações contrárias à dignidade do homem, engessou o caminho inovador da criação de Darcy, marginalizou a responsabilidade de sua autoconstrução e mudou, de fato, os rumos que a Universidade tomaria.
Há quem indague a real criação do projeto de Darcy Ribeiro ou a existência da alma UnBersitária e duvide, desde o princípio, que houvesse uma ideologia em seus muros. Este, porém, é apenas um dos argumentos daqueles, desejosos burocratas, que tentaram sufocar a luta estudantil da universidade.
Neste contexto, Vladimir Carvalho documentou em seu filme, Barra/68, Sem Perder a Ternura (2000), a entrada das tropas militares e do exército no Campus da UnB no ano de 1968.
O filme, produzido por Folkino e dirigido por Manfredo Caldas, retrata com sensibilidade as memórias por vezes sangrentas e dolorosas desses trágicos dias que servem, ainda hoje, de fomento àqueles que se inspiram na luta e ideologia de Honestino Guimarães na luta por um Brasil mais justo.
As repetidas agressões sofridas pela UnB, desde o golpe militar de 64 até os acontecimentos de 1968, quando cerca de 500 estudantes foram detidos na quadra de basquete universitária, e a ação e depoimento de personagens atuantes à época são, também, documentados no filme de Vladimir Carvalho.
As ações que se seguiram à invasão militar, entrecruzaram caminhos de estudantes, professores, familiares, políticos e militares que, muitas vezes, nem sequer possuíam o conhecimento da profundidade de tal acontecimento e que acabaram por escrever, assim, as páginas da época militar, não mascarada, na Universidade de Brasília.
Barra/68 recebeu os prêmios de Melhor Filme Brasiliense, Câmara Legislativa, Centro de Pesquisadores (CPCB) no Festival de Brasília, 33, 2000, Brasília – DF; e de Prêmio Especial do Júri no Cine Ceará, 11, 2001, Fortaleza - CE.
“Eles acreditavam que fôssemos perigosos. Gosto de pensar que éramos mesmo” (Darcy Ribeiro, 1995, em seu discurso de posse de Doutor Honoris Causa da UnB)
Leia também:
http://e-groups.unb.br/ics/sol/itinerancias/grupo/barbara/unb.pdf
http://www.mnemocine.com.br/aruanda/vcarvalho3.htm
http://www.cinemateca.gov.br/cgibin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=022855&format=detailed.pft#1
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Atividade 2
Aula de 02 de julho será expositiva (8h às 10h), mas presença é optativa, não será computada presença.
Atividade 2 deve ser enviada por mail até 0h do dia 05 de julho (segunda)
A - Descrição da Atividade 2:
Como você pode relacionar os conceitos e aspectos históricos expostos pelos autores do livro “Universidade Pública” e o artigo “equidade e iniquidade no ensino superior brasileiro’? (ver link abaixo).
Faça um texto expositivo e argumentativo para responder a questão acima. Você precisará, necessariamente, relacionar alguns capítulos do livro “Universidade Pública” e o texto da atividade 2.
B - Delimitação do texto da Atividade 2: fonte times news roman,corpo 12, espaço 1,5, 25 linhas por página. Entre 3 a 4 laudas.
C - Pontuação da Atividade 2: a atividade 2 valerá até 1,5 (UM PONTO E MEIO).
D - data de envio da Atividade 2:
Enviar por mail até o dia 05 de julho (SEGUNDA-FEIRA)
Atividades enviadas após esta data (após oh de 05 de julho) não serão consideradas para efeito de avaliação.
E - Texto para ler e realizar Atividade 2 (ver descrição da atividade, no item 2):
Artigo para leitura:
“Equidade e Iniquidade no ensino superior brasileiro”.Autores:Vera Lúcia Morisetti
E Marília Costa Morisini
Acessar o artigo em http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a02v1762.pdf
F- Sobre a aula do dia 02 de julho: 6ª feira, a Profa Dione Moura apresentará uma aula expositiva em torno do tema ‘universidade pública’ e do tema “equidade e iniquidade no ensino superior brasileiro’.
A presença na aula do dia 02 de julho (sexta-feira, entre 8h e 10h) é optativa, ou seja, não será computada presença, uma vez que as atividades na UnB encerrarão mais cedo do que o expediente usual.
Portanto, não será cobrada presença na primeira aula EXPOSITIVA (8h as 10h)
e no segundo horário do dia 02 de julho (10h as 11h50),não haverá aula, em função do expediente determinado pela Reitoria.
Contato: moura3001@yahoo.com..br
Dione Moura
domingo, 20 de junho de 2010
Programação para o dia 25/06
Em função dos transtornos de trânsito para deslocamento em horário próximo aos jogos, como ocorrido no último jogo da copa, os alunos de Comunicação e Universidade substituirão a presença em sala de aula na próxima sexta-feira (25/06), pelo envio de um fichamento comentado.
Ou seja, não é necessário ir à aula, mas é necessário o envio do fichamento comentado.
A atividade repassada para o dia, no entanto, continua.
Além da leitura do livro "Universidade Pública: sonhos, pesadelos e realidades" de Luiz Martins da Silva (org.), editora Casa das Musas, os alunos das Turmas A e B deverão escrever um fichamento comentado sobre as páginas de 1-59, e enviar por e-mail à docente até o dia 25.
Como informado na aula do dia 18, o texto citado acima está disponível na xerox LM, no Ceubinho, em uma pasta com o nome da disciplina (Comunicação e Universidade- profa Dione Moura).
Os interessados em escutar o áudio completo do rádiodocumentário "Rádio Esportivo - A emoção do Futebol", apresentado pela jornalista Mariana Curi , poderão solicitá-lo à profa D.Moura ou enviar e-mail para mrn.curi@gmail.com, e solicitá-lo à aluna líder do grupo, Mariana.
Equipe de monitores e docente de Comunicação e Universidade 1/2010.
Contato: moura3001@yahoo.com.br
Ou seja, não é necessário ir à aula, mas é necessário o envio do fichamento comentado.
A atividade repassada para o dia, no entanto, continua.
Além da leitura do livro "Universidade Pública: sonhos, pesadelos e realidades" de Luiz Martins da Silva (org.), editora Casa das Musas, os alunos das Turmas A e B deverão escrever um fichamento comentado sobre as páginas de 1-59, e enviar por e-mail à docente até o dia 25.
Como informado na aula do dia 18, o texto citado acima está disponível na xerox LM, no Ceubinho, em uma pasta com o nome da disciplina (Comunicação e Universidade- profa Dione Moura).
Os interessados em escutar o áudio completo do rádiodocumentário "Rádio Esportivo - A emoção do Futebol", apresentado pela jornalista Mariana Curi , poderão solicitá-lo à profa D.Moura ou enviar e-mail para mrn.curi@gmail.com, e solicitá-lo à aluna líder do grupo, Mariana.
Equipe de monitores e docente de Comunicação e Universidade 1/2010.
Contato: moura3001@yahoo.com.br
terça-feira, 15 de junho de 2010
Comunicação e Universidade recebe estudante premiada no EXPOCOM Centro-oeste 2010
Na aula de sexta-feira, 18/06, as turmas A e B de Comunicação e Universidade receberão a jornalista convidada MARIANA CURI, que teve projeto premiado no EXPOCOM Centro-oeste 2010, na categoria "Rádio Documentário". O projeto foi realizado como "Projeto final em Jornalismo", no segundo período letivo de 2009, de autoria das estudantes Mariana Curi, Ana Beatriz Lemos e Fernanda Neves, sob orientação da professora Dione Moura.
Na foto, estudantes e professores confraternizam os vários prêmios conquistados pela FAC
Clique aqui para ler o PDF do artigo que resume o projeto premiado no EXPOCOM Centro-oeste.
Para outras leituras sobre Rádio, pesquise o livro eletrônico "E o rádio?", disponível aqui, especialmente o artigo "Rádio, Amor e Paixão. Os sons dos estádios de futebol como elementos de vinculação", de Rodrigo Fonseca.
AULA DO DIA 25/06
Leitura do livro "Universidade Pública: sonhos, pesadelos e realidades" de Luiz Martins da Silva (org.), editora Casa das Musas. As páginas de 1-59 serão cobradas como objeto de debate para tal aula.
Equipe de monitores e docente de Comunicação e Universidade 1/2010.
Contato: moura3001@yahoo.com.br
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